Percurso


A ideia do percurso «Dois Rios, Dois Mosteiros» surge de um conjunto de associações e cidadãos locais que conhecendo bem o valor patrimonial dos dois mosteiros e do castro de Arados, e tendo o gosto pela natureza, pensaram sobre a implementação de um percurso pedestre.

O propósito do percurso aliada aos objetivos e atividades da Câmara Municipal na área do Turismo, permitiu a parceria de várias entidades locais neste projeto de implementação do “Dois rios, Dois Mosteiros”. O modelo de desenvolvimento deste projeto foi no sentido de procurar criar sinergias resultantes do trabalho conjunto de várias coletividades que, quer têm como área de atuação a do percurso aqui em pauta, quer têm experiência em Pedestrianismo, quer ainda por terem como propósito a defesa dos interesses da região.

O baixo concelho do Marco de Canaveses convive com a proximidade de dois rios, Tâmega e Douro. Estes rios, para além do forte impacto paisagístico, influenciaram durante séculos o crescimento e desenvolvimento da população, que marcaram também a fundação de um mosteiro dos Cónegos Regrantes do século X, na margem esquerda do rio Tâmega (Vila Boa do Bispo), e a fundação de um mosteiro beneditino do século XI, na margem direita do rio Douro (Alpendorada).

Objectivos
  • Promover o património cultural e natural do concelho do Marco de Canaveses.
  • Impulsionar turisticamente o baixo concelho, com vista ao seu desenvolvimento económico e social.
  • Proteger o património natural e edificado e, em concreto, o monumento nacional que é o castro de Arados.
  • Desenvolver um projeto coparticipado por grupos, associações e entidades locais.
  • Criar uma nova oferta cultural permanente.
  • Fomentar a prática de atividades saudáveis.

A entidade promotora do percurso pedestre é a Câmara Municipal do Marco de Canaveses.



Sem comentários:

Enviar um comentário